Notícias

16/01/2025 10:58:39

ASSOJAF-15 SE REÚNE COM A NOVA PRESIDÊNCIA DO TRT-15 E DEBATE ATUAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA

A Assojaf-15, representada pelo presidente Vagner Oscar de Oliveira, pelo vice-presidente Felipe dos Santos Katayama e os diretores Henrique Augusto Hauschild e João Paulo Zambom, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (15), com a nova presidente do TRT da 15ª Região, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.

No início, a Desembargadora destacou a importância de receber a Assojaf no Gabinete da Presidência para um primeiro encontro oficial de diálogo sobre um segmento fundamental do Tribunal, “o longa manus do Juiz”, frisou.

Dra. Ana Paula enfatizou a intenção de diálogo franco, aberto, transparente e democrático com a Associação dos Oficiais de Justiça para o fortalecimento de todo o TRT-15.

O presidente Vagner Oliveira agradeceu a presidente, desejando uma gestão de sucesso à nova Administração, e esclareceu sobre os focos de atuação da Assojaf-15 na defesa dos Oficiais de Justiça e em favor do cidadão. “A preocupação da Assojaf é com a segurança, a qualidade de vida e a qualificação constante dos Oficiais de Justiça, estando sempre aberta ao diálogo com o respeito e lealdade para trazer o melhor para todos”, completou.

Ana Paula Lockmann ainda ponderou a intenção de garantir a prestação do melhor serviço ao cidadão que busca a Justiça do Trabalho para a solução de conflitos. “Divergências ocorrerão, porém, o nosso dia-a-dia não pode ser esquecido. Então que seja algo saudável”.

Além disso, a Desembargadora ressaltou a parceria franca existente entre Presidência e Oficiais de Justiça nas demandas que forem encaminhadas, “naquilo que vocês têm a falar e eu também a transmitir, de forma transparente. A palavra é diálogo”, disse.

O Diretor-Geral do TRT, Adlei Cristian Carvalho Pereira Schlosser, também acompanhou a conversa e falou sobre a carência de Oficiais de Justiça existentes na 15ª. “Sabemos do déficit histórico de servidores, mas os Oficiais são os mais afetados com 21 cargos vagos, o que corresponde a 10% das vacâncias”.

Durante a reunião, os dirigentes da Assojaf-15 abordaram o aumento de mais de 6 mil mandados no ano de 2024, em comparação com o ano anterior, e apresentaram a preocupação com as Varas que possuem apenas um Oficial de Justiça e relataram experiências da rotina de trabalho na execução dos mandados que chamaram a atenção da presidente.

O diretor Henrique Hauschild chamou a atenção para a necessidade de reposição do quadro e o compromisso com o diálogo entre Assojaf e TRT, bem como, o aprimoramento contínuo da carreira.

“O serviço externo bem executado e qualificado catalisa resultados tangíveis: promove conciliações, avaliações acuradas que evitam repetições de hastas públicas, tudo que contribui significativamente para a redução do congestionamento na fase de execução. Investir na excelência dos Oficiais de Justiça é investir na própria eficácia do sistema Judiciário”, avalia o dirigente.

Para Dra. Ana Paula Lockmann é importante que se faça um mapeamento dos locais onde os Oficiais atuam sozinhos, bem como, as situações específicas de maior risco para esses servidores, na garantia da integridade física e psicológica dos OJAFs.

“Com certeza, em um trabalho emanado com a Corregedoria, nós certamente vamos procurar resolver em conjunto as questões dos Oficiais de Justiça”, afirmou.

Sobre a qualificação dos Oficiais, a presidente do Tribunal referendou o posicionamento da Assojaf-15 da importância de se ter os servidores devidamente qualificados para o manuseio das ferramentas eletrônicas. De acordo com ela, “o trabalho do Oficial de Justiça qualificado garante maior agilidade na solução do processo e entrega ao cidadão”.

“A Assojaf-15 agradece a cordialidade e se coloca à disposição para enfrentar os desafios que porventura surgirem ao longo da atual gestão, sempre atenta aos interesses dos Oficiais de Justiça do TRT-15”, finaliza o vice-presidente Felipe Katayama.



Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo