Notícias

08/03/2023 20:40:24

PROGRAMA DE INOVAÇÃO VOLTADO A COLHER BOAS IDEIAS DO QUADRO INTERNO DA JUSTIÇA DO TRABALHO É LANÇADO

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançou oficialmente, nesta terça-feira (7/3), o programa de inovação Startups da Justiça do Trabalho (Startups JT). A iniciativa foi lançada em um encontro virtual com representantes das administrações do Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), bem como gestoras e gestores dos Laboratórios de Inovação, dos Comitês do PJe e das unidades de gestão estratégica.

O programa é voltado a colher boas ideias de inovação e automação, mesmo para quem não tenha noções de tecnologia da informação. As inscrições começam na quinta-feira (9) e podem ser feitas até 21 de março, no site do programa: www.csjt.jus.br/startupjt.

Inovação

De acordo com o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, o Startups JT vai ampliar uma característica institucional da Justiça do Trabalho, que é a de buscar constantemente meios de tornar a jurisdição mais célere. Segundo ele, a iniciativa democratiza o espaço para apresentar soluções que podem transformar a atividade jurisdicional. 

“Creio que seja uma das maiores ações de inovação da Justiça do Trabalho”, disse. “Estamos muito animados com os frutos que o programa vai colher, pois sabemos que existem ótimas ideias que ainda não tiveram a oportunidade de se concretizar”, disse.

Para os efeitos do programa, será considerada uma “startup” um grupo de três a cinco pessoas do quadro da Justiça do Trabalho que estejam reunidas em torno de uma ideia que busque inovação ou o aprimoramento de modelos de trabalho existentes. Os integrantes da startup devem preencher um formulário no site do programa descrevendo o problema e uma sugestão de solução. O formulário estará disponível para preenchimento a partir da quinta-feira (9).

Não é necessário ter conhecimentos na área tecnologia da informação (TI), mas, ao menos um membro do grupo deve ser da área de aplicação da solução proposta. A solução também não precisa estar pronta. A intenção do CSJT é identificar boas ideias que possam solucionar problemas e  gerar impactos positivos para a Justiça do Trabalho ao serem implementadas.

Conheça mais sobre as fases, o cronograma e o regulamento do Startups JT no site do programa.

Fonte: CSJT