Notícias

12/12/2022 18:19:38

NOVA DIREÇÃO DO TRT-15 TOMA POSSE EM CERIMÔNIA OCORRIDA NA SEXTA-FEIRA

Tomaram posse nesta sexta-feira, 9/12, os desembargadores membros da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região para o biênio 2022-2024. A solenidade lotou o Plenário Ministro Coqueijo Costa, localizado no 3º andar do edifício-sede, com magistrados, servidores e convidados e contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do TRT-15. O desembargador Samuel Hugo Lima assumiu a Presidência da Corte, tendo como vice-presidentes administrativo e judicial os magistrados José Otávio de Souza Ferreira e João Alberto Alves Machado. Os desembargadores Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e Manoel Carlos Toledo Filho assumiram os cargos de corregedora e vice-corregedor regional.Também foram empossados os responsáveis pela Escola Judicial e pela Ouvidoria. Os desembargadores Carlos Alberto Bosco e Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo passaram a exercer as funções de diretor e vice-diretor da Ejud-15. Já a Ouvidoria da 15ª ficou sob a responsabilidade dos desembargadores Antonia Regina Tancini Pestana (ouvidora) e Eder Sivers (vice-ouvidor). Os dirigentes foram eleitos no dia 6 de outubro, em sessão administrativa do Tribunal Pleno.

A presidente no biênio 2020-2022, desembargadora Ana Amarylis, fez um discurso emocionado, em que comparou a Corte a uma orquestra. “Cada magistrado, cada servidor, cada funcionário terceirizado tocou com esmero o seu instrumento, em grande harmonia, produzindo uma bela e forte melodia, traduzida em justiça social”. A desembargadora acrescentou que “foi uma grande honra atender ao chamado para reger essa orquestra, ao lado dos nobres colegas de administração, os desembargadores Fábio Grasselli, Francisco Giordani, Ana Paula Lockmann, Rita Penkal, além de Helcio Dantas Lobo Junior e Antonia Pestana, na Ouvidoria, e João Batista Martins César e Ricardo Laraia, na Escola Judicial”. 

Em um breve relato sobre os avanços alcançados pelo Tribunal ao longo do biênio, a magistrada deu ênfase à produtividade e eficiência da Corte, que nos dois anos de sua gestão recebeu o selo Prata do Prêmio CNJ de Qualidade. Mencionou o engajamento do TRT-15 na observância dos preceitos da Agenda 2030 da ONU, além da forte atuação no combate ao trabalho infantil e à exploração do trabalho escravo, bem como o fortalecimento da política nacional de segurança e saúde do trabalhador. Finalizou seu discurso destacando “o nobre sentimento de gratidão” a todos os integrantes da 15ª e “a emoção da certeza da missão cumprida”. Desejou ainda uma profícua gestão ao presidente e aos membros da administração empossados. 

Humildade e gratidão marcaram o discurso de posse do novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima. Se a posse tradicionalmente prima  pela pompa, o novo presidente questionou se esse momento representa de fato a essência da magistratura, e abriu a cerimônia homenageando as famílias brasileiras enlutadas pela Covid-19, lembrando o ministro do TST Walmir Oliveira da Costa, o desembargador aposentado da 15ª Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva e o servidor Márcio Caiado, vítimas da pandemia. 

Nesse mesmo caminho, o novo presidente afirmou que “a magistratura é um meio de serviço em favor do jurisdicionado, não das comodidades próprias, e por isso os atos jurisdicionais devem ter como objetivo principal a satisfação de 'sua excelência o jurisdicionado'.” E foi além, comparando o trabalho do magistrado ao de Jesus, registrado na passagem do capítulo 3 do Evangelho de João, onde ele “executando a tarefa dos mais humilde servo, lavou os pés dos discípulos”.

A reconhecida produtividade do TRT-15 é para o novo presidente motivo de preocupação. Os números apontam para um trabalho bem-sucedido, com média por desembargador de processos solucionados em 2021 registrada acima da média nacional (56%) e superior em 20,2% ao volume médio realizado pelos demais tribunais, e com repetição dessa realidade na primeira instância. Nesse sentido, uma das metas da nova Administração, segundo o presidente, “será obter às instâncias superiores meios para bem cumprir a missão da melhor prestação jurisdicional possível”, e salientou que, no tribunal, o grande desafio será  a “equalização da força de trabalho”.

Por fim, o desembargador Samuel Hugo Lima manifestou toda sua gratidão especialmente a Deus e à família, esposa e filho, nora e neta, sem se esquecer de agradecer aos pais, que migraram por três vezes, da África (Cabo Verde) para a Argentina (onde o presidente nasceu), depois para o Brasil e por último para os Estados Unidos.  O magistrado encerrou seu discurso com uma referência a Fernando Birri sobre a Utopia, afirmando que ela sempre “está lá no horizonte” e “por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei”, e então questionou: “Para que serve a utopia? Serve para que eu não deixe de caminhar”, e assim, encerrou desejando a todos que tenhamos “juntos, uma boa caminhada”.

A Assojaf-15 parabeniza a nova administração do Tribunal.

Fonte: TRT15