Notícias

24/11/2022 12:42:14

ABERTURA DO CONSELHO PERMANENTE DA UIHJ ENFATIZA VIOLÊNCIA CONTRA OFICIAIS DE JUSTIÇA EM TODO O MUNDO

A União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) deu início, na manhã desta quinta-feira (24), ao encontro do Conselho Permanente da entidade. O evento acontece até esta sexta (25) no Espace Niemeyer em Paris.

A mesa de abertura foi composta por dirigentes da UIHJ, entre eles, o diretor da Fenassojaf Malone Cunha, e por presidentes de entidades convidadas. Em seu discurso, o presidente Marc Schmitz destacou o aumento nos casos de violência contra Oficiais de Justiça em todo o mundo, que, de acordo com ele, “não deve ser tolerada em hipótese alguma”.

Os participantes também fizeram um minuto de silêncio pelo assassinato de uma Oficiala polonesa e pela morte do brasileiro Clayton Martins, ocorrida em junho no estado do Pará.

O presidente da União Internacional também anunciou a suspensão da Rússia como integrante da entidade, diante da incompatibilidade neste momento de conflito e guerra. Além disso, o dirigente informou o ingresso de novos países como a Colômbia, fruto do trabalho e parceria através da Fenassojaf.

Durante a abertura, o presidente da Câmara Nacional dos Oficiais de Justiça da França Benoit Santoire deu as boas-vindas aos estrangeiros e enalteceu a atuação da UIHJ em prol das bandeiras do oficialato e Agentes de Execução em todo o mundo.

A União Internacional anunciou, ainda, os projetos e treinamentos e capacitações que já estão em andamento através da UIHJ. A execução digital também foi destaque, onde, segundo Marc Schmitz, há um trabalho em andamento de sensibilização de instituições sobre os princípios relacionados ao código global de execução digital, lançado no ano de 2021 em Dubai. 

Para a direção da UIHJ, cada entidade de base deve ser embaixadora da entidade internacional fazendo o convencimento nos seus países para que esses princípios da execução digital sejam adotados.

Por fim, houve a apresentação da equipe que compõe o Innovation Team, bem como o trabalho realizado pelo grupo. 

Celebração dos 70 anos da União Internacional – Após a abertura do Conselho Permanente, a UIHJ deu início às comemorações dos 70 anos de criação da entidade. Diversas autoridades, como a ministra da Justiça do Congo, ex-presidentes da União Internacional e homenageados fizeram parte deste primeiro momento, que fez um resgate da história da União Internacional.

O ex-presidente Neemias Ramos Freire e a ex-presidente da Assojaf/RJ Vera Lúcia Pinheiro são convidados para a celebração. 

A Fenassojaf participa do Conselho Permanente na França representada pelo presidente João Paulo Zambom, atual diretor da Assojaf-15; pela vice-presidenta Mariana Liria e pelo diretor de relações internacionais Malone Cunha.

A vice-presidente da Assojaf/RS Carolina Passos faz parte da comissão organizadora do Congresso Internacional que acontece no Rio de Janeiro em 2024 e também integra a delegação brasileira que está no evento.

Fonte: Fenassojaf