Notícias

21/11/2022 18:20:46

DIRETOR DA ASSOJAF PARTICIPA DO CONSELHO PERMANENTE DA UIHJ A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

O diretor da Assojaf-15 João Paulo Zambom  participa, entre esta terça (22) e sexta-feira (25), do Conselho Permanente da União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ). O evento acontece no Espace Niemayer em Paris, e contará com a presença de cerca de 200 Oficiais de Justiça de entidades vinculadas à UIHJ de todo o mundo.

Zambom é um dos representantes da Fenassojaf no evento que também terá presenças da Direção Geral de Mandamentos da Argentina e pela Asonal Judicial da Colombia.

A programação inclui a participação do diretor da Associação Nacional Malone Cunha na reunião de diretoria da entidade internacional, marcada para esta terça-feira, com o objetivo de repassar os importantes acontecimentos da profissão em todo o mundo e ainda cuidar das preparações finais do Conselho Permanente.

A Fenassojaf também participa do Conselho representada pelo presidente João Paulo Zambom e a vice-presidenta Mariana Liria.

Celebração dos 70 anos da UIHJ: Entre as atividades do Conselho Permanente, na quinta-feira (24) acontece a celebração dos 70 anos da entidade internacional, fundada em 1952, em Paris. Na oportunidade, a entidade convidou grandes nomes do oficialato de repercussão internacional. O Brasil teve dois convidados especiais para o evento: o ex-Presidente da Fenassojaf Neemias Ramos Freire e a ex-Presidente da Assojaf/RJ Vera Lucia Pinheiro dos Santos.

De acordo com Neemias, o Conselho Permanente da UIHJ assemelha-se, na entidade internacional, ao Conselho de Representantes da Fenassojaf, pois reúne os dirigentes ou representantes de organizações nacionais filiadas à União Internacional. “É um importante espaço de debates de alto nível e compartilhamento de informações entre lideranças dos Oficiais de Justiça de todo o mundo. Como presidente da Fenassojaf, participei da reunião do Conselho Permanente em 2018, juntamente com o atual diretor de Relações Internacionais e dirigente da UIHJ, Malone Cunha. Naquela ocasião, a Fenassojaf participava ainda na condição de convidada e filiada não contribuinte”, lembra.

De lá para cá, aprofundaram-se os laços que unem aos Oficiais de Justiça de todo o mundo, com a realização do Seminário Internacional em Brasília, em abril de 2019, com a nossa participação virtual na reunião do Conselho Permanente em junho de 2021, com a presença dos diretores da Fenassojaf Malone Cunha e Mariana Liria no Congresso de Dubai, em novembro daquele mesmo ano, culminando com a eleição do diretor Malone para a executiva da UIHJ e a escolha do Rio de Janeiro como sede do próximo Congresso da UIHJ, em 2024.

“Nos próximos dias, estarei novamente participando da reunião do Conselho Permanente da UIHJ, que desta vez, além dos trabalhos regulares, comemora os 70 anos da nossa União Internacional. Estou certo de que essa     aproximação com os colegas Oficiais de Justiça de todos os continentes é que permitirá a sobrevivência da nossa atividade profissional em um mundo que enfrenta enormes adversidades e profundas mudanças, garantindo o respeito que nos é devido e o aprimoramento das nossas funções e do nosso papel na sociedade”.

Outras atividades em Paris: A Fenassojaf também terá participação no evento, na sexta-feira (25), quando irá apresentar as atividades de organização do Congresso Internacional da UIHJ de 2024 no Rio de Janeiro, oportunidade em que estará presente a vice-presidente da Assojaf/RS, Carolina Passos, membro da comissão organizadora. Neste dia, a Associação Nacional fará o lançamento oficial do 15° CONOJAF/5º ENOJAP, com a presença do Presidente João Paulo Zambom e o Presidente da Assojaf/PA-AP e diretor de Relações Internacionais da Fenassojaf Malone Cunha.

O 15º Congresso Nacional dos Oficiais federais acontece no ano de 2023 em Belém.

Para o diretor de RIs, desde a retomada das atividades internacionais da Fenassojaf no ano de 2018, a participação do Brasil nas reuniões do Conselho Permanente da UIHJ é contínua. “Isso mostra que o Brasil é um país ativo dentro da União Internacional e não por coincidência nós conseguimos trazer o foco internacional da profissão do Oficial de Justiça para a América do Sul com a escolha de um diretor da Fenassojaf na direção da entidade internacional e com a escolha do Rio de Janeiro para sediar o Congresso de 2024”, avalia Malone Cunha.

Fonte: Fenassojaf