Notícias

18/11/2022 15:49:34

TRT-15 CELEBRA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM PALESTRA E EXPOSIÇÃO VIRTUAL SOBRE LUIZ GAMA

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Comitê para a Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo, do Tráfico de Pessoas, da Discriminação de Gênero, Raça, Etnia e Promoção de Igualdade do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em parceria com a Escola Judicial da Corte no Programa Escola Ao Vivo, promoveu nesta sexta-feira (18), a palestra “As Lições de Luiz Gama na Defesa dos Direitos Humanos e da Democracia”,  ministrada pela professora doutora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Lígia Fonseca Ferreira, com mediação do presidente do comitê, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que anunciou também a disponibilização, no portal do TRT-15, da exposição virtual “Luiz Gama e o Judiciário Paulista no Século XIX”, elaborada pelo Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e pela Coordenadoria de Gestão Documental e Arquivos do TJSP.

Nascido na Bahia em 21 de junho de 1830, Luiz Gonzaga Pinto da Gama era filho de mãe negra livre e  homem branco. Foi feito escravo aos 10 anos e permaneceu analfabeto até os 17. Em São Paulo, tornou-se patrono de centenas de escravos. Não era formado em Direito, porém pleiteou junto ao Tribunal da Relação de São Paulo, autorização para exercer a advocacia nas comarcas paulistas e defender os alforriados.

Para o desembargador Eduardo Zanella, o protagonismo de Luiz Gama deve ser amplamente evidenciado no país, que foi o último a abolir a escravidão nas Américas, após ter sido o que mais recebeu homens e mulheres vindos do continente africano. “O Brasil era dependente desse tipo de mão de obra, tendo o tráfico de seres humanos funcionado como motor de boa parte da economia colonial e também do Império. Luiz Gama foi extremamente relevante para a disseminação dos ideais abolicionistas”, enfatiza o magistrado.

Exposição Virtual do TJSP

Atendendo ao pedido do presidente do Comitê para Erradicação do Trabalho Escravo, desembargador Eduardo Zanella, o Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e a Coordenadoria de Gestão Documental e Arquivos do TJSP gentilmente disponibilizaram ao portal do TRT-15 o link da exposição virtual “Luiz Gama e o Judiciário Paulista no Século XIX”, que apresenta cinco álbuns sobre a vida e obra do jornalista, poeta, escritor e abolicionista brasileiro Luiz Gonzaga Pinto da Gama. A exposição inclui biografia ilustrada de Luiz Gama, o acervo do Museu sobre ele e os resumos de três processos digitalizados, que ilustram a atuação do abolicionista no Judiciário paulista, além dos costumes, trâmites processuais e legislação da época.

Clique para conferir a Exposição Virtual “Luiz Gama e o Judiciário Paulista no Século XIX”
Data: de 17 de novembro à 16 de dezembro.

Fonte: TRT-15