Notícias

19/09/2022 16:43:37

DIRETORES DA ASSOJAF-15 APRESENTAM EXPERIÊNCIA DA 15ª REGIÃO COM AS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS NO II ENCONTRO DE OFICIAIS DE JUSTIÇA DO TRT-14

O presidente Vagner Oscar de Oliveira e o diretor da Assojaf-15 João Paulo Zambom participaram, na última quinta-feira (15), do II Encontro de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais promovido pelo TRT da 14ª Região (RO/AC).

Com o tema O Oficial de Justiça da Era Digital: desafios e perspectivas, os dirigentes integraram o painel que apresentou a experiência do TRT-15 no uso das ferramentas eletrônicas para a execução dos mandados.

Segundo Zambom, a internet trouxe diversos avanços e alterações na forma de trabalho do oficialato que foram ratificados com a pandemia da Covid-19, acelerando o processo tecnológico para as diligências. “O que a gente pensava que chegaria em 10 anos foi implementado em dois anos”, frisou.

Durante a explanação, o diretor da Assojaf-15 e presidente da Fenassojaf relatou as experiências com ferramentas como Renajud, InfoJud e Arisp na busca de bens móveis e imóveis dos executados o que, de acordo com ele, agiliza e facilita a atuação dos Oficiais de Justiça, dando maior celeridade ao andamento da fase executória.

Para João Paulo Zambom, a grande vantagem no uso das ferramentas eletrônicas está na autonomia concedida aos Oficiais de Justiça para a escolha do bem que será penhorado, bem como a pacificação social trazida na plena efetividade ao cidadão.

Em seguida, Vagner Oliveira chamou a atenção dos participantes para a necessidade de quebra de paradigmas quanto às tecnologias no ambiente laboral. Conforme o presidente da Associação, o aprimoramento das ferramentas tecnológicas é algo que foge do controle de qualquer pessoa, uma vez que os métodos estão cada mais avançados, principalmente dentro dos diversos ramos da justiça.

“As formas de trabalhar são as mesmas, mas as ferramentas para isso é que são outras e muito mais efetivas. A gente tem que pensar que não depende de nós a transformação do mundo, a tecnologia. Hoje nós temos o Processo Judicial Eletrônico que não existia há uma década”, destacou.

De acordo com Vagner, o uso das ferramentas eletrônicas possibilitou a integração dos Oficiais de Justiça à instituição, “nós nos sentimos pertencentes do Tribunal”, completou.

A participação da Assojaf-15 no II Encontro de Oficiais de Justiça do TRT-14 está disponível no Youtube. Clique Aqui para assistir


Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo