Notícias

27/08/2020 13:50:15

ÚLTIMA PALESTRA DA SEMANA DE ATUALIZAÇÃO ABORDA PREVENÇÃO E O RISCO PROFISSIONAL NO CUMPRIMENTO DOS MANDADOS

A Assojaf-15 encerrou, na tarde desta quarta-feira (26), o ciclo de palestras da Semana de Atualização para Oficiais de Justiça. Ao longo de três dias, a Associação apresentou painéis sobre temas de interesse do oficialato como as alterações trazidas pelo CPC e CLT e a Execução Trabalhista, Avaliação de Imóveis e, nesta quarta, a Prevenção e o Risco Profissional.

Na abertura deste terceiro dia de webinário, o diretor da Assojaf João Paulo Zambom reforçou os agradecimentos à Escola Judicial do TRT-15 pelo reconhecimento quanto às horas de qualificação por todos os participantes, bem como ao Sicoob/Credijustra pela parceria na concessão de prêmios que serão sorteados nesta sexta-feira (28).

Ao longo da exposição, os palestrantes José Carlos Batista Júnior e Marcelo Araújo de Freitas, ambos Oficiais de Justiça do TRT da 9ª Região (Paraná), apresentaram métodos técnicos e práticos quanto à segurança e prevenção de riscos no cumprimento dos mandados. “A sua segurança está na capacidade de tomar medidas preventivas”, afirmou Marcelo Freitas.

O Oficial de Justiça lembrou a morte de Francisco Ladislau Neto, assassinado em Barra do Piraí (RJ) no ano de 2014, quando cumpria um mandado judicial do TRT-1. “Eu destaco a lembrança do Francisco e de tantos outros Oficiais vítimas de violência no Brasil porque essa morte nos deixou profundamente entristecidos. Um jovem de 25 anos, colega de trabalho, com toda a vida pela frente, sujeito aos mesmos riscos que nós, assassinado de maneira fútil e profundamente injusta”, destacou.

Marcelo explicou que, a partir da morte de Francisco, ele e José Carlos iniciaram os estudos sobre a segurança dos Oficiais de Justiça. “Nós lançamos um livro, fizemos pesquisas nacionais sobre segurança e realizamos cursos presenciais e EAD para tentar aumentar o nível de consciência sobre a questão da segurança profissional”.

José Carlos Batista agradeceu a oportunidade da participação no evento promovido pela Assojaf-15 e disse esperar que todos encontrassem as melhores soluções para o cuidado e segurança dos Oficiais de Justiça.

O palestrante tratou sobre as questões práticas relacionadas a uma “Segurança Inteligente” e a utilização dos meios eletrônicos como método de amenizar os riscos. Clique Aqui para ter acesso aos slides apresentados na palestra desta quarta-feira

O material exibido por Marcelo Araújo de Freitas também está disponível e pode ser lido AQUI

No encerramento desta quarta-feira, a presidente da Assojaf-15 Lilian Barreto Rodrigues lembrou a atuação do ex-presidente falecido em janeiro de 2018, Charles Agostini. De acordo com ela, Charles é o precursor do uso das ferramentas eletrônicas e temas relacionados à segurança na 15ª Região “e o dia de amanhã é uma demonstração do resultado de um trabalho que ele plantou com uma qualidade muito espetacular”.

A Semana de Atualização para os Oficiais de Justiça acontece até esta sexta-feira (28), com a realização da Mostra de Boas Práticas a partir desta quinta-feira. As palestras ocorridas ao longo destes três dias permanecem disponíveis no canal da Associação no Youtube.

Clique Aqui para rever a palestra Prevenção e o risco profissional

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo